Projetos

>>

Olho Vivo 

>>

Programa Centro Vivo

>>

Campus de Luz

>>

Programa Primeira Escola

>>

Projeto Sinal Verde

>>

Fica Vivo

>>

Restaurantes Populares

>>

Escola Viva, Comunidade Ativa

>>

Rua dos Caetés

>>

Nova Antônio Carlos

>>

Treinamento Policial Integrado

>>

Estações BHBus

>>

Código de Posturas

>>

Controle Inteligente de Tráfego

>>

Câmeras para melhorar a fluidez do trânsito no centro de BH

>>

Comoveec - Comissão de monitoramento da violência em eventos esportivos e culturais

>>

CONSEP's - Conselhos Comunitários de Segurança Pública

>>

Pampulha para Todos

>>

Minas Solidária

>>

Criação de Shoppings Populares

>>

Copasa: Abastecimento Pleno

>>

Nova Iluminação Pública

>>

Expansão do Expominas

>>

Programa de Melhorias do Aglomerado da Serra

>>

Áreas Integradas de Segurança Pública

>>

CIAD - Centro Integrado de Atendimento e Despacho

>>

Operação Centro Seguro

>>

Combate às Organizações Criminosas

>>

Sempre Savassi

>>

Casas-lares

>>

Projeto Adolescente Aprendiz

g
g
gg

g
fg
bb

Olho Vivo 

O que é: Modelo preventivo de atuação,que consiste na instalação de 72 câmeras de vídeo, em pontos estratégicos das vias de grande incidência criminal na região central de Belo Horizonte. As câmeras funcionam 24 horas por dia e as imagens são monitoradas todo o tempo pela Polícia Militar.

Objetivos: Reduzir o índice da ocorrência de delitos na região central, aumentando assim a segurança objetiva bem como a sensação de segurança da população.

Realização: CDL/BH, Prefeitura de Belo Horizonte,Governo do Estado através da Secretaria de Defesa Social e da Polícia Militar.

Cronograma: O projeto foi inaugurado em dezembro de 2004 e desde essa época, a criminalidade na região vem se reduzindo sistematicamente. Segundo levantamento da Polícia Militar de Minas Gerais, no mês de maio de 2005 o Olho Vivo foi responsável por 274 ocorrências e 136 prisões.

^^

F
F
F

Programa Centro Vivo

O que é: Conjunto de obras e projetos sociais que visam à recuperação da área central de Belo Horizonte.Suas ações são focadas na inclusão social,econômica e cultural,na requalificação urbanística e ambiental,e na segurança social.

Objetivos: Reforçar o Centro da capital como região simbólica da cidade e do Estado, valorizando a diversidade de suas atividades e consolidando-o como local de encontro de todos e de oportunidades de negócios e geração de emprego.

Realização: Prefeitura Municipal de Belo Horizonte.Algumas iniciativas estão sendo implantadas em parceria com a sociedade civil, como o programa Olho Vivo,com a CDL/BH, e a recuperação das fachadas das construções históricas da rua dos Caetés, em parceria com a CDL/BH e a Telemar.

Cronograma: O programa é permanente.Já foram concluídas a reforma da praça Sete,a adequação viária da rua Mato Grosso, e a inauguração do Museu de Artes e Ofícios, este último iniciativa do Instituto Cultural Flávio Gutierrez.Atualmente, a prefeitura está executando as obras de reforma da Praça da Estação,do Parque Municipal e do Restaurante Popular da Av.do Contorno e a revitalização das ruas Caetés, Rio de Janeiro, Av.Alfredo Balena e Alameda Ezequiel Dias.

Mais informações: www.pbh.gov.br

^^

G
j
G

Campos de Luz

O que é: Iluminação e revitalização dos campos de futebol amador das áreas com altos índices de criminalidade.

Objetivos: Criar espaços de integração para a comunidade, com a prática de esportes e promoção de atividades comunitárias.

Realização: Governo do Estado através da Secretaria de Desenvolvimento Social e Esportes,Cemig,CDL/BH, e parcerias.

Cronograma: O programa,desde de Dezembro de 2003, já iluminou oito campos de futebol amador em Belo Horizonte e prevê a iluminação de mais 56 campos na capital e outros 300 no interior de Minas Gerais.

Mais Informações: www.mg.gov.br

^^

G
l
j
G

Programa Primeira Escola

O que é: O Programa Primeira Escola oferece ensino público e de qualidade às crianças com idade de zero a cinco anos e oito meses que podem começar mais cedo o seu processo educacional.As áreas de grande vulnerabilidade social da cidade são consideradas prioritárias para a expansão desse atendimento.

Objetivos: Construir uma rede própria e adequada para garantir o direito à educação infantil pública,gratuita e de qualidade às crianças do município,principalmente as de baixa renda.Além de beneficiar os pequenos estudantes, o programa garante tranqüilidade aos pais que trabalham fora.

Realização: Prefeitura de Belo Horizonte.

Cronograma: O projeto foi iniciado no segundo semestre de 2003 e as primeiras 17 unidades municipais estão sendo construídas e/ou reformadas e ampliadas.Todas deverão estar prontas até o final do ano.

Mais Informações: www.pbh.gov.br

^^

G
l
j
G

Projeto Sinal Verde

O que é: Diagnosticar famílias que tenham crianças e adolescentes em situação de risco social e intervir positivamente, oferecendo oportunidades para o desenvolvimento humano.

Objetivos: Combater a exploração infanto-juvenil nas ruas de Belo Horizonte, oferecendo alternativas de promoção humana às crianças, adolescentes e suas famílias.

Realização: Fundação CDL Pró-Criança e parceiros como a FIEMG e a Ex-Card Convênio.

Cronograma: A primeira etapa do projeto consistiu na pesquisa de campo,que teve início em fevereiro e término em março de 2003, cadastrando 113 crianças e adolescentes em situação de risco social. A segunda etapa consistiu nas visita às famílias para conhecimento do perfil familiar e posterior diagnóstico para intervenção. No mês de maio, oito adolescentes de 20 famílias diagnosticadas participaram do curso de auxiliar administrativo com a possibilidade de encaminhamento para o Banco do Brasil. O curso foi ministrado no Bairro Taquaril.

Em outubro a Fundação CDL entregou o diploma de Técnico de Auxiliar Administrativo para 21 adolescentes inscritos no Projeto Sinal Verde. O curso foi ministrado pela própria Fundação, em parceria com a Associação Comunitária e Ecológica do Morro das Pedras. Estes 21 adolescentes estão aptos a ingressarem no mercado de trabalho no tão sonhado primeiro emprego.

Como participar: Para saber mais sobre o projeto e verificar as formas de participação ligue (31)3249-1681 ou mande um e-mail para fundacao@fundcdl.org.br

^^

G
l
j
G

Fica Vivo

O que é: Programa de controle de homicídios inovador que reúne ações de instituições públicas e privadas, ONGs e representantes da comunidade,combinando ações repressivas com outras de prevenção.

Objetivos: Reduzir as taxas de homicídio nas áreas onde está sendo implantado.

Realização: Governo do Estado através da Secretaria de Defesa Social, Polícia Militar, Prefeitura de Belo Horizonte e parcerias.

Cronograma: O programa foi iniciado como piloto no Morro das Pedras e será implantado nas seguintes regiões metropolitanas:Cabana,Conjunto Paulo VI e Alto Vera Cruz/Taquaril; e para três outros municípios: Contagem, Betim e Santa Luzia.

^^

G
l
j
G

Restaurantes Populares

O que é: O primeiro Restaurante Popular,na Avenida do Contorno, construído na década de 80, serve seis mil refeições balanceadas com custo de R$1,00 o almoço e R$0,50 o jantar. Belo Horizonte acabou de receber mais uma unidade do Restaurante Popular, que está localizado na Rua Ceará, 490, entre Rua dos Otoni e a Avenida Francisco Sales. O novo restaurante tem capacidade para 384 lugares e pode servir cerca de cinco mil refeições por dia.

Objetivos: Oferecer refeição de boa qualidade e a custo baixo à população.

Cronograma: O segundo Restaurante Popular acabou de ser entregue à população de Belo Horizonte.O primeiro está sendo ampliado e reformado, com término da obra previsto para os próximos meses.

Realização: Prefeitura de Belo Horizonte

Mais informações: www.pbh.gov.br

^^

G
l
j
G

Escola Viva, Comunidade Ativa

O que é: As escolas, nos finais de semana,abrem as portas e convidam pais,alunos e vizinhos para participar de oficinas de arte, artesanato,dança,teatro,capoeira,música e outras atividades esportivas.

Objetivos: Estreitar os laços entre a escola em áreas de risco social e a comunidade. Dessa forma, a comunidade se apropria da escola e passa a ter um local para lazer e entretenimento,próximo de suas casas. Um dos benefícios mais visíveis foi a redução no número de depredação e vandalismo contra as escolas que fazem parte do programa.

Realização: Governo do Estado de Minas Gerais.

Cronograma: Implantado em Julho de 2003,já foram contempladas 81 escolas estaduais na capital. Até o final de 2006, o projeto pretende atingir 266 escolas em Minas.

Mais informações: www.mg.gov.br

^^

G
l
j
G

Rua dos Caetés

O que é: O projeto contempla,além da recuperação das fachadas, a ampliação e melhoria da pavimentação das calçadas,a reformulação do sistema de iluminação pública, e a implementação de projeto paisagístico e de equipamentos urbanos.

Objetivos: Requalificação arquitetônica e ambiental e recuperação física do conjunto arquitetônico.

Realização: Prefeitura de Belo Horizonte, CDL/BH, Governo do Estado através da CEMIG e patrocínio da Telemar.

Cronograma: A obra dos edifícios do primeiro quarteirão já foram concluídas e as intervenções realizadas pela Prefeitura estão em andamento.

^^

G
l
j
G

Nova Antônio Carlos

O que é: Projeto de melhoria viária da Avenida Antônio Carlos, um dos mais importantes corredores de tráfego da cidade por onde passam 700 ônibus e 5.200 automóveis e caminhões por hora. 

Objetivos: Proporcionar melhorias no trânsito e beneficiar toda a cidade, especialmente os usuários do transporte coletivo das regiões Norte, Pampulha e Venda Nova, com redução das retenções de tráfego.

Realização: Prefeitura de Belo Horizonte. 

Cronograma: A primeira etapa foi concluída com a construção da trincheira na Avenida Antônio Carlos,no cruzamento com a Avenida Santa Rosa,local onde o tráfego intenso provocava transtornos no fluxo de trânsito,principalmente nos horários de pico. As intervenções para as melhorias da avenida vão continuar em parceria com os governos estadual e federal.

Mais informações: www.pbh.gov.br

^^

G
l
j
G

Treinamento Policial Integrado

O que é: Treinamento conjunto da Polícia Civil, Polícia Militar e Corpo de Bombeiros.

Objetivos: Nivelar o conhecimento acerca do Sistema Integrado de Defesa Social (SIDS),bem como facilitar a interação positiva e eficiente entre as corporações policiais estaduais visando à harmonização da atuação.

Realização: Governo do Estado através da Secretaria de Defesa Social, Polícia Civil, Polícia Militar e Corpo de Bombeiros.

Cronograma: O programa pretende treinar, até agosto de 2004,1.240 policiais.

^^

G
l
j
G

Estações BHBus

O que é: O projeto BHBus (Plano de Reestruturação do Sistema de Transporte Coletivo de Belo Horizonte) é uma rede única de transporte coletivo que interliga toda a cidade através da integração dos serviços de ônibus e metrô.

Objetivos: O projeto visa melhorar o transporte e o trânsito de Belo Horizonte através de um sistema de linhas de ônibus que ligam as estações de bairros ao centro,às demais estações e aos principais corredores de tráfego da cidade. As estações de integração com o metrô facilitam o acesso dos usuários à plataforma de embarque.

Realização: Prefeitura de Belo Horizonte.

Cronograma: Iniciado em 1997 com a estação BHBus Diamante, no Barreiro, o BHBus já implantou as estações Venda Nova, São Gabriel, Barreiro e Oiapoque, esta última inaugurada em maio deste ano. Estão previstas para serem inauguradas no segundo semestre as estações de integração BHBus metrô: Lagoinha, Carlos Prates e Área Hospitalar.

Mais informações: www.pbh.gov.br

^^

G
l
j
G

Código de Posturas

O que é: Conjunto de normas que regulamentam o uso dos logradouros públicos e estabelecem condições específicas para o uso da propriedade particular.Normatiza pontos como:engenhos de publicidade,utilização de calçadas por mobiliário de bares e restaurantes,ocupação das calçadas por camelôs,entre outros.

Objetivos: Promover a harmonia e o equilíbrio no espaço urbano por meio do disciplinamento dos comportamentos,das condutas e dos procedimentos dos cidadãos no município de Belo Horizonte.

Realização: Prefeitura de Belo Horizonte e Câmara Municipal. 

Parceiros na mobilização para aprovação do projeto: CDL-BH, ABRASEL, ASSESPRO, FIEMG, Instituto de Arquitetos do Brasil, Mercado Central, Minaspetro, OCEMG, Telemar, Oi, Abigraf, AC Minas, ABAV, Setrabh, UVMG, Sinduscon-MG, SEC, SEBRAE, Polícia Militar de Minas Gerais, FEEB, COPASA, AMP, ACOMAC, ACHBH, ACOMCEB, AJOMIG, AMIS, Conselho de Contabilidade, CREA-MG, Fecomércio-MG, FETCEMG, Associação Mineira de Propaganda, Polícia Civil, SICEPOT-MG, SINEP-MG, Sindicato das Indústrias de Panificação de Minas Gerais, Associação Mineira da Indústria de Panificação, ALSOSGREC, SINDPROM, Associação Comercial do Barro Preto, ASSEMPRE, CEMIG, CMI, Savassi Viva, SINDHORB, SINDIVEST e Movimento das Donas de Casa.

Cronograma: Projeto permanente.

^^

G
l
j
G

Controle Inteligente de Tráfego

O que é: Reformulação de todo o sistema que controla os semáforos em Belo Horizonte.63%dos semáforos instalados na cidade já têm controle centralizado na sede da BHTrans,o que permite a seus técnicos alterar sua programação para determinar os tempos de verde e vermelho. Os tempos são sincronizados e adequados em planos distintos,levando em conta a movimentação de veículos nos horários normais e nos de pico.

Objetivos: Aumentar a segurança no trânsito e adequá-lo ao crescimento da população e da frota de veículos que circulam na cidade. Os equipamentos instalados reduzem o tempo de espera nos cruzamentos, facilitando o deslocamento de motoristas e pedestres, resultando ainda em economia de combustível, tanto para o transporte particular, como para os ônibus coletivos.

Realização: Prefeitura de Belo Horizonte.

Cronograma: O projeto será concluído até o fim de 2004.

Mais informações: www.pbh.gov.br.

^^

G
l
j
G

Câmeras para melhorar a fluidez do trânsito no Centro de BH

O que é: Instalação de 20 Câmeras que integrarão o projeto de Controle Inteligente de Tráfego (CIT), em implantação pela Prefeitura há mais de um ano para monitorar o tráfego na área central da cidade. As imagens serão visualizadas nos monitores do Centro de Controle Operacional, localizado na sede da BHTrans.

Objetivos: Identificar situações como acidentes,retenções e veículos quebrados.Atuar mais rapidamente, resolvendo as situações e melhorando a fluidez do trânsito.

Realização: Prefeitura de Belo Horizonte,em parceria com a CDL/BH e Governo do Estado através da Polícia Militar.

Cronograma: O projeto é permanente e foi iniciado há mais de um ano.

Mais informações: www.pbh.gov.br

^^

G
l
j
G

Comoveec - Comissão de monitoramento da violência em eventos esportivos e culturais

O que é: Comissão multisetorial responsável pela análise,planejamento e execução de ações preventivas e corretivas para os atos de violência e infrações, em eventos esportivos e culturais de Belo Horizonte.

Objetivos: Reduzir os atos de violência e ações criminosas que acontecem principalmente nos dias de jogos no Mineirão e em eventos culturais de grande porte.

Realização: Representantes das Secretarias de Estado de Defesa Social e de Desenvolvimento Social e Esportes, Polícia Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros, Procuradoria Geral de Justiça, Tribunal de Justiça, Defensoria Pública, Federação Mineira de Futebol, Prefeitura Municipal de Belo Horizonte, Associação Mineira de Cronistas Esportivos e representantes das torcidas organizadas de Cruzeiro, Atlético, América, DER-MG, BH Trans, Setra-BH, Sintra, Clubes de Futebol e ADEMG.

Cronograma: Comissão permanente.

^^

G
l
j
G

CONSEP's - Conselhos Comunitários de Segurança Pública

O que é: São entidades de direito privado,com vida própria e independente das organizações policiais.

Objetivos: Mobilizar e agregar forças sociais em torno de uma discussão a respeito dos problemas de Defesa Social que afetam a comunidade e de materializar um canal de comunicação entre a comunidade e os poderes policiais constituídos.

Realização: Governo do Estado através da Secretaria de Defesa Social, Polícia Militar e Polícia Civil.

Cronograma: Projeto Permanente.

Como participar: Procurar o líder comunitário de seu bairro ou o Posto Policial mais próximo;preencher uma ficha cadastral,anexando cópia do comprovante de residência e título de eleitor;participar das reuniões do CONSEP; sempre sugerir e/ou propor iniciativas para a melhoria da segurança em seu bairro.

^^

G
l
j
G

Pampulha para Todos

O que é: O programa Pampulha para Todos está fazendo a recuperação ambiental,cultural e urbanística da região, com destaque para a lagoa e seu entorno. Já foram realizadas várias intervenções diretas, visando à manutenção das condições mínimas necessárias para evitar a ocorrência de enchentes e a aceleração do processo de degradação.

Objetivos: As obras para a recuperação da Lagoa da Pampulha e seu entorno foram iniciadas em julho de 2001, com o objetivo principal de promover a restauração e a garantia da qualidade do meio ambiente na bacia hidrográfica.

Realização: Prefeitura de Belo Horizonte.

Cronograma: Desde 2001, a prefeitura já entregou à comunidade as seguintes obras de recuperação da Lagoa da Pampulha:novo vertedouro e requalificação do trecho da orla no entorno,com implantação da fonte ornamental; substituição da comporta de fundo da barragem da Pampulha; preparação de área no Aeroporto da Pampulha para disposição final dos sedimentos que serão dragados da Lagoa, com drenagem dos córregos Engenho Nogueira e Jaraguá, em convênio com a Agência Nacional de Águas; Unidade de Tratamento das Águas dos Córregos Ressaca e Sarandi, em parceria com a Copasa; Restauração da Casa do Baile; Limpeza da vegetação e do entulho da Lagoa; Implantação do Parque Ecológico Promotor Francisco Lins do Rego.

Mais informações: www.pbh.gov.br

^^

G
l
j
G

Minas Solidária
Serviço Voluntário de Assistência Social - Servas

O Serviço Voluntário de Assistência Social (Servas)tem buscado, em parceria com a iniciativa privada e com o estímulo à participação voluntária da população, criar programas para ajudar pessoas carentes de Belo Horizonte e do Estado vítimas da seca e de enchentes. 

O Minas Solidária,criado no ano passado, bateu recorde na história das campanhas voluntárias do Estado,com a arrecadação de mais de 2,14 milhões de donativos distribuídos para 201 municípios mineiros. O programa reuniu entidades de classe, empresas privadas, poder público e cidadãos com o objetivo de formar uma rede de solidariedade e apoio às vítimas, através do Minas Solidária estão sendo viabilizadas moradias para centenas de famílias mineiras.

O Solidariedade e Cultura,criado a partir da iniciativa de produtores culturais, artistas e casas de espetáculos, já distribuiu cerca de 90 toneladas de alimentos para vítimas da seca e das chuvas, além de entidades sociais de ação continuada. O programa prevê desconto no ingresso de espetáculos e eventos para quem doa alimentos não-perecíveis ao Minas Solidária.

O Servas também criou o Digna Idade, voltado para dar suporte às instituições de longa permanência que atendem à população idosa mineira, e já beneficia mais de 6,5 mil pessoas em todo o Estado. O programa de complementação alimentar VitaSopa já distribuiu cerca de 1,5 milhão de refeições nos últimos nove meses e doou mais de 150 toneladas do alimento para quase 500 entidades em mais de 180 municípios mineiros.

^^

G
l
j
G

Criação de Shoppings Populares

O que é: Consiste na revitalização da região central da capital, e uma de suas principais ações é o remanejamento dos camelôs das ruas para espaços fechados, chamados de shoppings populares.

Objetivos: Proporcionar uma cidade mais limpa e organizada e maior segurança para os trabalhadores.

Realização: Prefeitura de Belo Horizonte.

Cronograma: O primeiro shopping popular já está funcionando na avenida Oiapoque e abriga 460 barracas. Outros estão em obras e vão abrigar camelôs e toreiros. Além disso, imóveis estão sendo desapropriados para a instalação de outros shoppings populares.

Mais informações: www.pbh.gov.br

^^

G

l

j

G

Copasa: Abastecimento Pleno

O programa de obras da Copasa para Belo Horizonte prevê investimentos de R$560 milhões, até o final de 2006, em parceria com a Prefeitura de Belo Horizonte. Já estão em andamento a implantação da Estação de Tratamento de Esgotos (ETE) do Ribeirão do Onça, na região do bairro Ribeiro de Abreu, e a construção dos interceptores do Ribeirão do Onça, na Avenida Cristiano Machado e na rodovia MG-020, que liga Belo Horizonte a Jaboticatubas, passando por Santa Luzia.

Em abril deste ano, a Copasa antecipou R$15 milhões para a Prefeitura de Belo Horizonte fazer as obras de recuperação da Avenida Mem de Sá, no bairro Santa Efigênia, em função dos estragos provocados por enchente na região.

A Copasa também vai implantar as redes coletoras de esgotos nos bairros Cabana do Pai Tomás e Vila Cemig, na região Oeste da cidade, e Aglomerado da Serra,na região Centro-Sul da capital.

Para melhorar o fornecimento de água em Belo Horizonte, a Copasa vai reformar as Estações de Tratamento de Água (ETA) dos sistemas de abastecimento de água Morro Redondo, na região do Belvedere, e Rio das Velhas,na região de Bela Fama, em Nova Lima. Os dois sistemas respondem pelo fornecimento de água para 70%da população de Belo Horizonte.

A Copasa também vai investir na otimização das redes de distribuição de água de toda a região Oeste da capital, com destaque para as regiões do Buritis, Estrela Dalva, Palmeiras, Barroca, Jardim América, Grajaú, Gutierrez, Morro das Pedras etc.

Ao viabilizar todos estes investimentos, a Copasa garantirá 100%de abastecimento de água e de coleta de esgoto, transformando Belo Horizonte na primeira capital do país a ter capacidade de tratar 100%dos seus esgotos.

Mais informações: www.copasa.com.br

^^

G

l

j

G

Nova Iluminação Pública

O que é: A Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig) está melhorando a iluminação pública em várias regiões de Belo Horizonte.

Objetivos: O projeto prevê investimentos de cerca de R$20 milhões,com financiamento da Eletrobrás, através do Programa Reluz de eletrificação urbana. A Cemig está substituindo 82 mil lâmpadas a vapor de mercúrio por lâmpadas a vapor de sódio e vai instalar luminárias de alto rendimento. As obras contemplam o Hipercentro, as regiões Norte, Venda Nova, Barreiro, Nordeste, Leste, Pampulha, Centro-Sul, Noroeste e Oeste.

Além da melhoria estética, a nova iluminação proporcionará economia de energia e maior segurança para a população. É comprovado que ruas bem iluminadas inibem a ação de criminosos e permitem maior vigilância policial.

Realização: Governo do Estado através da Cemig.

Cronograma: As obras iniciaram-se no mês de junho e a conclusão está prevista para o final de dezembro de 2004.

Mais informações: www.cemig.com.br

^^

G

l

j

G

Expansão do Expominas

O que é: Ampliação do Centro de Feiras e Exposições de Minas Gerais,o Expominas, localizado no bairro Gameleira, ao lado do Parque de Exposições Bolivar de Andrade.

Objetivos: O Expominas irá aquecer a economia, fortalecendo o segmento de prestação de serviços e negócios, uma vocação de Belo Horizonte. Estão sendo investidos R$75 milhões na ampliação do Expominas para construção de mais dois pavilhões e um centro administrativo. O Expominas terá capacidade para 45 mil pessoas e será o primeiro centro de feiras do Brasil a ser totalmente climatizado e o único com acesso integrado ao metrô.

Realização: Governo do Estado, através da Companhia de Desenvolvimento de Minas Gerais (Codemig).

Cronograma: A primeira fase das obras será concluída em agosto deste ano com a construção dos pavilhões e do prédio administrativo,além da ampliação do sistema de energia,de controle e comunicação,e do sistema de combate a incêndio. Até o final do ano serão concluídas a construção de um auditório,passarelas de acesso ao metrô, postos bancários, praça de alimentação, estacionamento e a climatização dos pavilhões.

^^

G

l

j

G

Programa de Melhorias do Aglomerado da Serra 

O que é: Programa de urbanização do Aglomerado da Serra,que é formado por seis vilas tem uma população de 46 mil habitantes. O BNDES está liberando financiamento de R$85,5 milhões para a primeira etapa.

Objetivos: Melhoria da qualidade de vida da população do Aglomerado da Serra. Estão previstas obras de saneamento, urbanização e abertura de vias, implantação de parque, tratamento de talvegue, remoção de famílias de áreas de risco e a construção de 742 unidades habitacionais.

Realização: Prefeitura de Belo Horizonte em parceria com o BNDES.

Cronograma: O projeto de intervenções será feito em duas etapas.Na primeira,serão diretamente beneficiadas as vilas Marçola, Fátima e Cafezal que, juntas, representam 60% da população do Aglomerado. Dentre as intervenções da segunda etapa, que vão contemplar as vilas Novo São Lucas, Conceição e Aparecida, estão previstas a remoção de famílias, erradicação de áreas de risco, abertura de vias, construção de equipamentos públicos como escolas e centros comunitários, quadras poliesportivas e a implementação da regularização fundiária.

Mais informações: www.pbh.gov.br

^^

G

l

j

G

Áreas Integradas de Segurança Pública 

O que é: Redivisão das áreas de atuação de cada unidade operacional da Polícia Militar e da Polícia Civil, de modo que estas unidades atuem dentro da mesma circunscrição. Estão sendo compatibilizadas as áreas das Delegacias Distritais com a das Companhias PM, das Delegacias Seccionais com a dos Batalhões PM e dos Departamentos da PC com as Regiões da PM.

Objetivos: A compatibilização das áreas de atuação torna possível uma gestão compartilhada dos problemas locais de segurança pública,bem como permite a adoção de uma metodologia de policiamento voltado ao alcance de resultados de forma sistêmica e orgânica, tanto no que toca a atividade policial ostensiva quanto investigativa.

Realização: Governo do Estado através da Secretaria de Defesa Social,Polícia Militar e Polícia Civil.

Cronograma: Projeto Permanente.

Mais informações: www.mg.gov.br

^^

G

l

j

G

CIAD - Centro Integrado de Atendimento e Despacho

O que é: Órgão responsável pela área de segurança de Belo Horizonte.Através de uma central única se inicia o ciclo das ações de atendimento de chamadas de emergências policiais (civil e militar)e de bombeiro, além do despacho integrado de veículos operacionais.

Objetivos: Integrar as informações das polícias Civil e Militar além do Corpo de Bombeiros para acelerar o atendimento às chamadas emergenciais.

Realização: Governo do Estado através da Secretaria de Defesa Social,Polícia Civil,Polícia Militar e Corpo de Bombeiros.

Cronograma: O CIAD será instalado, até o final do ano, na Praça Rio Branco,no Centro de Belo Horizonte, onde atualmente funciona a Secretaria de Estado e de Turismo.

^^

G

l

j

G

Operação Centro Seguro

O que é: Operação integrada da Polícia Militar e da Polícia Civil com apoio do Ministério Público e do Poder Judiciário, de caráter permanente que envolve a identificação de criminosos contumazes, a partir de um trabalho de inteligência criminal,e operações de campo para o cumprimento de mandados de prisão. A operação é também acompanhada de pedidos de providências jurisdicionais necessárias à efetuação das prisões dentro dos estritos padrões legais.

Objetivos: Através da articulação, monitoramento e coordenação, sistêmicas e interinstitucionais, a operação visa reduzir o número de delitos contra o patrimônio praticado na região central de BH.

Realização: Governo do Estado através da Polícia Militar,Polícia Civil e com apoio do Ministério Público e do Poder Judiciário.

^^

G

l

j

G

Combate às Organizações Criminosas

O Gabinete de Gestão Integrada de Segurança Pública de Minas Gerais (GISP-MG) age unificando as iniciativas dos diferentes órgãos responsáveis pela segurança relativas ao combate do crime organizado, na apuração de crimes praticados contra policiais e autoridades e na proteção de autoridades ameaçadas.

^^

G

l

j

G

Sempre Savassi

O que é: O projeto estabelece ações que procuram interromper o atual processo de degradação da região da Savassi. 

Objetivos: Requalificar a área como um todo, viabilizar a implementação de diversas propostas relacionadas a aspectos urbanos, arquitetônicos, turísticos, sociais, culturais e econômicos, contribuindo para a valorização de um dos principais centros comerciais da cidade, considerando os anseios e necessidades de moradores e freqüentadores da área.

Realização: Prefeitura de Belo Horizonte e CDL/BH.

^^

G
l
j
G

Casas-lares

O que é: Moradia coletiva instalada em bairros próximos da origem de crianças ou adolescentes em situação de abandono familiar. São 14 já em funcionamento em Belo Horizonte (em todo o Estado são 58). Nelas, meninos e meninas convivem sob os cuidados de uma "mãe social " ou de "um casal social ", freqüentam escolas e espaços comunitários localizados nos bairros, são atendidas nos postos de saúde e compartilham um ambiente o mais próximo possível ao de uma família convencional. As residências possuem sala, dormitórios, banheiro, cozinha e área de serviço, e são equipadas com móveis, utensílios e roupas.

Objetivos: Humanizar o atendimento de crianças e adolescentes que não possuem família ou que estejam impossibilitadas do convívio com ela. Resultados significativos estão sendo observados no desenvolvimento social das crianças abrigadas nessas casas. Elas apresentam-se mais espontâneas, mais alegres e comunicativas e com melhor desempenho escolar.

Realização: As casas-lares são administradas por organizações não-governamentais com as quais o Estado firma convênio estabelecendo responsabilidades e competências. Cabe ao governo estadual a coordenação do programa e prestação de assessoria técnico-financeira. O Serviço Voluntário de Assistência Social (Servas), por meio de doações, contribuiu para a montagem das casas de Belo Horizonte.

Mais informações: www.mg.gov.br

^^

G

l

j

G

Projeto Adolescente Aprendiz

O que é: Curso de capacitação básica para Auxiliar Administrativo no qual os adolescentes contratados realizam um estágio remunerado até completar 17 anos e 10 meses.Durante este período, é oferecido um programa de educação continuada que integra um treinamento específico da empresa contratante e um treinamento complementar dos módulos cidadania e acompanhamento escolar da Fundação CDL. O adolescente passa por uma avaliação de desempenho e é acompanhado em seu desenvolvimento cognitivo.

Objetivo: Atuar na formação e habilitação profissionais do jovem adolescente,visando sua inclusão sociale qualificação para o mercado de trabalho.

Realização: Fundação CDL Pró-Criança e parceiros como Banco do Brasil S.A,ECT -Empresa de Correios e Telégrafos, Drogaria Santa Marta e CET-Comércio/BH.

Cronograma: Desde 1999, o programa capacitou 1.396 adolescentes e encaminhou outros 662 para o mercado de trabalho.

Como participar: Para saber mais sobre o projeto e verificar as formas de participação ligue (31)3249-1681 ou mande um e-mail para fundacao@fundcdl.org.br

^^