Voluntariado

Voluntariado é a participação responsável e solidária dos cidadãos em iniciativas de combate à exclusão social e à melhoria da qualidade de vida das pessoas com a doação de tempo, trabalho e talento em favor dos outros.

 

Historicamente, o trabalho voluntário esteve circunscrito ao ambiente religioso, motivado pelos valores da caridade, compaixão e amor ao próximo. Hoje, porém, é expressão da participação cidadã. Não substitui o Estado nem se choca com o trabalho remunerado, mas exprime a capacidade da sociedade de assumir responsabilidades e agir por si mesma.

 

Os temas e as formas de ação também se ampliam, pois o voluntariado não é só trabalho assistencial de apoio aos grupos mais vulneráveis, também inclui iniciativas dos cidadãos nas áreas de cultura, defesa dos direitos, meio ambiente, esporte e educação.

 

Esta nova forma de atuar está se tornando uma realidade cada vez mais visível e importante. Requer não só empenho e dedicação, mas também o exercício de competências empresariais com qualidade e resultados. Assim, a participação cidadã se torna instrumento de transformação social, fazendo dos benefícios de hoje os parceiros de amanhã, como protagonistas na construção do seu próprio futuro.

 

Se você deseja participar das ações do Instituto VIVABH entre em contato pelo e-mail: vivabh@vivabh.org.br